Lar Teresa de Jesus, localizada no bairro Prado, já atendeu quase 30 mil pessoas, de 700 municípios mineiros

Matéria publicada no Portal O Tempo em 22 de junho de 2024

Passar por um tratamento oncológico não é fácil para ninguém e viver isso longe de casa é ainda mais difícil. Por isso, o trabalho do Lar Teresa de Jesus, Casa de Apoio à Pessoa com Câncer é tão nobre. A instituição está comemorando 25 anos de dedicação à causa da saúde, tendo prestado acolhimento a mais de 27 mil pessoas, de 700 municípios.

Além do abrigo, o lar oferece também transporte dos pacientes para os hospitais, refeições diárias, atendimento psicológico, espiritual e socioassistencial, além de oficinas que buscam promover a qualidade de vida e amenizar os efeitos psicossociais da doença e da distância dos familiares. Tudo de maneira gratuita.

Em 2023, houve um aumento de 37% no número de acolhimentos, em relação ao ano anterior, passando de 1.598 para 2.189. Já, em 2024, a expectativa é que sejam atendidas, por mês, 200 pessoas que enfrentam a batalha contra o câncer.

Esse trabalho começou com o sonho de Maria Magdalena Vilela de Araújo, carinhosamente conhecida como Dona Madalena. Testemunhando as dificuldades enfrentadas pelos pacientes do interior em busca de tratamento oncológico, ela se dedicou a criar um lar, para acolher essas pessoas com amor, igualdade e solidariedade, garantindo apoio, zelo e dignidade a todos os amparados. Assim, em 1999, foi inaugurado o Lar Teresa de Jesus.

Ela que, acaba de completar 94 anos, tem um novo sonho: a aquisição de uma sede própria para ampliar esse trabalho. “Essa conquista vai muito além da simples aquisição de um imóvel, é sobre garantir um lugar de esperança para quem está na luta contra o câncer e que depende de ajuda”, almeja Dona Madalena.

Estrutura
O Lar Teresa de Jesus conta com 70 leitos divididos em duas casas de acolhimento. A estrutura conta, ainda, com uma capela, a cozinha, a lavanderia, um espaço de convivência para atividades recreativas coletivas e oficinas diversas, além da área administrativa.

Diariamente, são servidas seis refeições aos acolhidos no refeitório. Em 2023, foram 106.641 alimentações oferecidas. Para 2024, a projeção é que esse volume aumente em 10%. Também são oferecidos transportes para que as pessoas em tratamento se desloquem até os hospitais. No ano passado, foram realizadas 2.959 viagens. Todo esse atendimento é oferecido por uma equipe de 42 colaboradores dedicados, que cuidam dos acolhidos e seus acompanhantes com amor e compromisso.

A instituição também possui quatro bazares que ficam em diferentes bairros de Belo Horizonte. Os locais comercializam os produtos que recebem de doação, como roupas, artigos de cama, mesa e banho, móveis, sapatos, brinquedos, objetos de decoração, utensílios domésticos, entre outros; e o valor arrecadado contribui para a manutenção das atividades no Lar.

Olhar para o futuro
Em busca desta nova realização, o Lar está com a campanha “Juntos, construindo a sede dos sonhos” para mobilizar toda a sociedade, pessoas físicas e jurídicas em busca de apoio financeiro para essa nova etapa do Lar Teresa de Jesus.

Cada contribuição, seja grande ou pequena, ajuda a construir mais do que paredes, ajuda a renovar vidas por meio do acolhimento que é dado aos pacientes oncológicos do interior de Minas Gerais e de outros estados que realizam em Belo Horizonte seus tratamentos.