Casa de apoio às pessoas com câncer, Lar Teresa de Jesus completa 25 anos e sonha com sede própria

Matéria publicada no Portal Hoje em Dia em 09 de julho de 2024

Quem mora no interior de Minas e precisa fazer tratamento contra o câncer na capital enfrenta desafios extras, como a distância de casa, tempo e custos dos deslocamentos constantes. Em muitos casos, o acolhimento oferecido por instituições como o Lar Teresa de Jesus é a esperança para muitos pacientes. Residente em Paracatu, Noroeste do Estado, é no abrigo que Marli de Carvalho encontra apoio para enfrentar a doença na pele. A instituição já prestou atendimento a mais de 27 mil pessoas de 700 cidades mineiras, e agora pede ajuda para manter o trabalho, fundado há 25 anos por dona Madalena -hoje com 94.

Localizado na região Oeste de BH, o Lar Teresa de Jesus oferece não apenas abrigo, mas transporte dos pacientes para os hospitais, refeições diárias, atendimento psicológico, espiritual e socioassistencial, além de oficinas para promover qualidade de vida e amenizar os efeitos psicossociais da doença e da distância dos familiares.

“Tive muita sorte de conseguir esse acolhimento no Lar porque moro muito longe e vir e voltar para BH era muito difícil. Levava cerca de 8 horas em cada deslocamento e tinha que vir toda semana. Aqui eu me transformei por causa de tanto amor que recebi”, afirma Marli.

Em 2023, houve um aumento de 37% no número de acolhimentos no abrigo, em relação ao ano anterior, passando de 1.598 para 2.189. Até o fim deste ano, a expectativa é que sejam atendidas, por mês, 200 pessoas.