Completando 25 anos, casa de apoio às pessoas com câncer já acolheu mais de 27 mil pessoas e sonha com a conquista de uma sede própria

Matéria publicada nos sites: Canal com Q, Jornal do Brás, Jornal do Belém, Gazeta da Semana e Jornal Itaquera em 08 de julho de 2024

Passar por um tratamento oncológico não é fácil para ninguém e viver isso longe de casa é ainda mais difícil. Por isso, o trabalho do Lar Teresa de Jesus, Casa de Apoio à Pessoa com Câncer é tão nobre. A instituição está comemorando 25 anos de dedicação à causa da saúde, tendo prestado acolhimento a mais de 27 mil pessoas, de 700 municípios.

O Lar oferece não apenas abrigo, mas também transporte dos pacientes para os hospitais, refeições diárias, atendimento psicológico, espiritual e socioassistencial, além de oficinas que buscam promover a qualidade de vida e amenizar os efeitos psicossociais da doença e da distância dos familiares.

Marli Neiva Carvalho, residente da cidade de Paracatu (MG), é uma dessas pessoas que viu o Lar Teresa de Jesus como um lugar de esperança. Ela, que está em tratamento de câncer de pele, está agradecida pelo apoio. “Tive muita sorte de conseguir esse acolhimento no Lar porque moro muito longe e vir e voltar para BH era muito difícil. Levava cerca de 8 horas em cada deslocamento e tinha que vir toda semana. Aqui eu me transformei por causa de tanto amor que recebi. Para mim, as pessoas do Lar fazem parte de uma família, de coração. Aqui não me falta nada. Não há um lugar igual a esse”, conta emocionada.

Histórias como a de Marli se repetem todos os dias no Lar Teresa de Jesus. Em 2023, houve um aumento de 37% no número de acolhimentos, em relação ao ano anterior, passando de 1.598 para 2.189. Já, em 2024, a expectativa é que sejam atendidas, por mês, 200 pessoas que enfrentam a batalha contra o câncer.

Esse trabalho começou com o sonho de Maria Magdalena Vilela de Araújo, carinhosamente conhecida como Dona Madalena. Testemunhando as dificuldades enfrentadas pelos pacientes do interior em busca de tratamento oncológico, ela se dedicou a criar um lar, para acolher essas pessoas com amor, igualdade e solidariedade, garantindo apoio, zelo e dignidade a todos os amparados. Assim, em 1999, foi inaugurado o Lar Teresa de Jesus.

Estrutura

O Lar Teresa de Jesus conta com 70 leitos divididos em duas casas de acolhimento. A estrutura conta, ainda, com uma capela, a cozinha, a lavanderia, um espaço de convivência para atividades recreativas coletivas e oficinas diversas, além da área administrativa.

Diariamente, são servidas seis refeições aos acolhidos no refeitório. Em 2023, foram 106.641 alimentações oferecidas. Para 2024, a projeção é que esse volume aumente em 10%. Também são oferecidos transportes para que as pessoas em tratamento se desloquem até os hospitais. No ano passado, foram realizadas 2.959 viagens. Todo esse atendimento é oferecido por uma equipe de 42 colaboradores dedicados, que cuidam dos acolhidos e seuVs acompanhantes com amor e compromisso.

A instituição também possui quatro bazares que ficam em diferentes bairros de Belo Horizonte. Os locais comercializam os produtos que recebem de doação, como roupas, artigos de cama, mesa e banho, móveis, sapatos, brinquedos, objetos de decoração, utensílios domésticos, entre outros; e o valor arrecadado contribui para a manutenção das atividades no Lar.

Olhar para o futuro

Dona Madalena, que acaba de completar 94 anos, tem um novo sonho: a aquisição de uma sede própria para ampliar esse trabalho. “Essa conquista vai muito além da simples aquisição de um imóvel, é sobre garantir um lugar de esperança para quem está na luta contra o câncer e que depende de ajuda”, almeja Dona Madalena.

Em busca desta nova realização, o Lar está com a campanha “Juntos, construindo a sede dos sonhos” para mobilizar toda a sociedade, pessoas físicas e jurídicas em busca de apoio financeiro para essa nova etapa do Lar Teresa de Jesus.

Cada contribuição, seja grande ou pequena, ajuda a construir mais do que paredes, ajuda a renovar vidas por meio do acolhimento que é dado aos pacientes oncológicos do interior de Minas Gerais e de outros estados que realizam em Belo Horizonte seus tratamentos.