Sobre o Lar Teresa de Jesus – Lar Teresa de Jesus

Sobre o Lar Teresa de Jesus

SOBRE O LAR TERESA DE JESUS

LAR TERESA DE JESUS – UMA HISTÓRIA DE AMOR

A Associação Lar Teresa de Jesus foi fundada em 23 de março de 1999, por Maria Magdalena Vilela de Araújo. Nesta ocasião, a Fundadora que há anos já prestava serviço às comunidades carentes por onde percorreu, trabalhava na área da saúde em Belo Horizonte e assim, testemunhou a dificuldade dos pacientes do interior de Minas Gerais que eles enfrentavam para o tratamento médico-hospitalar na capital. Sua motivação em ajudá-los foi colocada em prática, empreendendo com ajuda de alguns amigos e voluntários, uma Casa de Apoio voltada especialmente ao paciente oncológico.

O Lar Teresa é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, voltada para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vindas do interior de Minas Gerais para tratamento de câncer ou outras doenças crônicas na rede pública de saúde de Belo Horizonte. O tempo de permanência dos acolhidos é em torno de 30 a 60 dias, dependendo do número de sessões necessárias ao tratamento e os retornos ocorrem de 03 a 04 vezes ao ano, o que caracteriza a Instituição como “Casa de Apoio ou Passagem”, e não uma moradia.

A missão do Lar Teresa de Jesus é acolher com amor, garantindo o apoio e o zelo de um Lar. Também é sua missão receber todos com igualdade, solidariedade e fraternidade.  O acolhimento se dá de forma integral baseado em valores humanísticos, assistenciais e espirituais, contribuindo para a qualidade de vida, promovendo a dignidade e cidadania aos acolhidos. Dessa forma, dentre os 17 objetivos da ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU, o Lar enquadra-se no quesito “Boa saúde e bem-estar”, participando de forma ativa para um mundo de respeito universal dos direitos humanos, da equidade, da justiça e da igualdade de oportunidades. Enfim, a Instituição caminha junto com todos aqueles que desejam assegurar a saúde física, mental e social dos menos favorecidos

Ao longo de sua história, o Lar Teresa de Jesus esteve em constante crescimento e aprimoramento de suas atividades. Em sua inauguração, a casa contava com apenas 20 (vinte) leitos para acolhimento.  Atualmente, a Instituição dispõe de 70 (setenta) leitos distribuídos em duas casas para o acolhimento dos pacientes e também de seus acompanhantes, quando necessário.

A estrutura do Lar Teresa conta com uma equipe de Enfermagem, Assistência Social, Psicologia, Cozinha e Nutrição, Departamento Administrativo (Financeiro e Pessoal), Captação de Recursos, incluindo Telemarketing, eventos e parcerias com diversas empresas. Além de toda a equipe contratada, temos uma rede com mais de 40 voluntários que participam ativamente de várias atividades na casa, dos bazares às atividades de entretenimento.

A Instituição oferece aos acolhidos o transporte para os hospitais, 06 (seis) refeições diárias, atendimento psicológico, espiritual e socioassistencial, além de oficinas que buscam combater a ociosidade, amenizar os efeitos psicossociais da doença, a distância dos familiares e da cidade de origem. O Lar Teresa acredita que, dessa forma, está fortalecendo o apoio necessário para a continuidade do tratamento, fornecendo os incentivos às relações interpessoais e principalmente entre os próprios pacientes. A assistência integral oferecida é totalmente gratuita.

O acesso dos Acolhidos ao Lar se faz através de contatos telefônicos pelas Secretarias de Saúde do interior, Departamento de TFD (Tratamento Fora de Domicilio), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Hospitais e Associações de apoio aos pacientes com câncer.

Nossa obra não possui nenhum recurso do poder público e não possui sede própria. Contamos apenas com a preciosa ajuda e solidariedade da sociedade civil e de empresas socialmente responsáveis que adotam nossa causa e alimentam o ciclo do bem, doando produtos novos e usados que são vendidos em nossos 4 (quatro) bazares.

©2024 Todos os direitos reservados - Lar Teresa de Jesus

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?